terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

HISTÓRICO DO HINO CHUVAS DE GRAÇA - Nº 1 DA HARPA CRISTÃ

Apresentado na II Gincana Bíblica Umadmar , neste feriado de fevereiro de 2017, pela Equipe ATOS 1.8 - JOVENS COM PODER.

 O hino “Chuvas de Graça”, foi escrito originalmente em inglês pelo norte-americano Daniel Webster Whittle (D.W.W.) em 1883, sob o título “There Shall be Showers of Blessing”. Sua música é do solista James McGranahan (J.M.) e foi publicado no hinário Gospel Hymns sob o Nº 4. Na América, ficou conhecido apenas como “Showers of Blessing”.
O hino foi baseado na escritura de Ezequiel 34:26, que diz:
“Eu as abençoarei e abençoarei os lugares em torno da minha colina. Na estação própria farei descer chuva; haverá chuvas de bênçãos”


Foi traduzido para o português em 1890, por Salomão Luiz Ginsburg, ao chegar ao Brasil como missionário. 
Em 1923, constava no hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, 4ª edição, sob o N° 331.

A letra da versão da Harpa Cristã que hoje utilizamos é atribuída a um irmão chamado José Rodrigues, que foi um amigo e ajudante da obra dos pioneiros Daniel Berg e Gunnar Vingren.
O “Chuvas de Graça” consta na 2ª edição da Harpa Cristã e não se sabe se ele entrou na 1ª edição, pois não há nenhum exemplar dessa edição nos arquivos da CPAD. 

O Nº dele até a edição de 1941 é 11. Só a partir da edição de 1941, organizada pelo pastor Paulo Leivas Macalão, com os tradicionais 524 hinos, que ele se tornou o Nº 1.

FONTES PESQUISADAS
DICIONÁRIO DO MOVIMENTO PENTECOSTAL, Isael de Araujo, Rio de Janeiro, CPAD, 2007.
MENSAGEIRO DA PAZ DE FEVEREIRO/2009, PÁGINA 27.
http://digging-history.com/2014/04/06/hymnspiration-there-shall-be-showers-of-blessing/

Nenhum comentário:

Postar um comentário