Foi organizada em pouco tempo, mas um sucesso na realização. Os jovens se empenharam muito junto com os líderes das Congregações e do Templo Central (UMADMAR).
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 A 1ª Gincana Bíblica da União de Mocidade da Assembleia de Deus em
Mãe do Rio (GB-UMADMAR) realizar-se-á com os seguintes objetivos:
Ø Promover
a mobilização da mocidade, contribuindo para a comunhão entre os jovens e
proporcionando um clima de amizade, cooperação e amor fraternal;
Ø Despertar o interesse dos jovens e
adolescentes pelo estudo da Palavra de Deus;
Ø Estimular a criatividade em prol da expansão
do Reino de Deus;
Ø Usar estratégias para a evangelização de
jovens no período do carnaval;
Ø Divulgar a Palavra de Deus de modo dinâmico e
estratégico entre jovens e adolescentes.
1.1.1 Não deve ser, portanto, um motivo para competitividades
desenfreadas e desmedidas que gerem sentimento de rivalidade entre as equipes,
bem como entre as Congregações que as formam.
1.2 A 1ª GB-UMADMAR realizar-se-á no dia 25 de julho de 2015, pela manhã, na área da Arena Jovem da Igreja Evangélica Assembleia de Deus -MDR, com
início das atividades in loco às 7h:30 da manhã e término às 14h:00, e contará
com a participação de todos os jovens do Templo Central e das Congregações.
1.2.1 Para todos os efeitos, a gincana iniciará imediatamente ao
lançamento e aprovação deste regulamento.
1.3 Livro bíblico para estudar: Atos dos Apóstolos
2. DA
COMISSÃO ORGANIZADORA
2.1 A Comissão Organizadora será composta por membros da diretoria da
UMADMAR, líderes do Departamento de Jovens das Congregações e Templo Central,
regentes e outros irmãos designados para apoio.
2.2 A Comissão Organizadora será responsável pela elaboração das provas,
atividades e dinâmicas para o transcorrer da Gincana, bem como da avaliação,
pontuação e penalização das Equipes. Além da incumbência de designar o Corpo de
Jurados.
2.3 É responsabilidade da Comissão, atribuir pontuação às equipes de
forma coerente, correta e justa.
2.4 A Comissão designará um Corpo de Jurados para o dia da gincana, com
até cinco integrantes, todos membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em
Mãe do Rio, responsável pelo julgamento de tarefas que necessitem de
apreciação.
2.5 Qualquer questionamento das Equipes quanto à provas, tarefas ou ao
regulamento, devem ser feitas pelos líderes das mesmas, diretamente à Comissão
Organizadora.
2.6 A Comissão Organizadora poderá aplicar punição com perda de pontos,
a quem desrespeitar as regras ou membros de equipes.
3.
DAS EQUIPES
3.1 Em assembleia geral, no dia _________________ 2015, com todos
os componentes da UMADMAR, Coordenadores Gerais, Líderes locais e Apoio, serão
divididas as equipes (no mínimo duas e no máximo quatro). As equipes deverão
ter o mesmo número de integrantes.
3.2 Cada Equipe deverá escolher um Líder e vice-líder, dentre os
componentes da mesma, os quais os representarão perante a Comissão
Organizadora.
3.2.1 Os Líderes de Equipes devem zelar pela disciplina, observância do
regulamento, pela motivação, pelo incentivo ao estudo da Bíblia e pela
dedicação ao cumprimento das tarefas.
3.3 A Equipe deve repassar o nome de seus líderes para a Comissão
Organizadora.
3.4 Embasado no Atos dos Apóstolos, cada Equipe deverá criar:
I – Nome da Equipe
II- Grito de Guerra
III- Bandeira/estandarte da Equipe
3.5 Cada Equipe receberá da coordenação, no lançamento da gincana, o
nome do Livro da Bíblia para basearem suas tarefas.
3.6 A partir da proposta da Gincana, em assembleia geral com os Jovens,
e aprovação deste Regulamento, as Equipes terão liberdade para reunirem-se, em
local adequado, para ensaios, estudos, e
bandeira. O Nome da Equipe deve ser repassado o quanto antes para a Comissão
Organizadora.
3.7 As reuniões oficiais das equipes (com a participação da maioria dos
componentes da mesma) devem ser informadas à Comissão Organizadora, sob pena de
perda de pontos.
3.8 As Equipes PODEM,
antecipadamente, ou no dia da Gincana, se mobilizar de forma motivacional com
torcidas, uso de dispositivos sonoros, apoio moral e outros, mas fica PROIBIDA toda manifestação contrária
aos objetivos da Gincana.
3.9 As equipes não poderão zerar nenhuma prova, ou seja,
terão que participar de todas as competições. Cada prova não realizada
implicará em penalidade estabelecida pela comissão organizadora.
4. DAS
TAREFAS:
A GB-UMADMAR terá provas que serão feitas antecipadamente, outras que
serão realizadas no dia do encontro das equipes e provas-surpresa, além da
Maratona Bíblica, que será a prova principal, com rodadas de perguntas sobre os
Livros estudados e de Conhecimentos Bíblicos Gerais.
4.1 PROVAS ANTECIPADAS:
4.1.1 Teatro em Vídeo
Fazer
um Vídeo (com no mínimo 5 e no máximo 15 minutos) com uma representação
teatral, que seja contemporânea, baseado no Evangelho de João.
i. Esse vídeo será
postado no youtube, e linkado através do facebook Oficial da 1ª GINCANA UMADMAR
e também do facebook oficial da UMADMAR.
ii. O Vídeo deve ser
feito, obrigatoriamente, por membros da Equipe, ficando a critério da equipe o
número de participantes no mesmo.
iii. O vídeo deve ser
feito com um cenário de acordo com a narrativa do texto.
iv. A pontuação será por
número de acesso de visualização até 1 dia antes do encerramento da gincana (
às 22h:00 do dia 24 de julho).
v. A equipe que tiver o
maior número de acessos ganha 100 pontos, a que ficar em segundo lugar fica com
80 pontos e a terceira ganhará 60 pontos.
vi. A data de início da
postagem do vídeo será de livre iniciativa das equipes, sendo que, quanto mais
cedo o vídeo for postado, maior será o tempo de visualização do mesmo.
OS VÍDEOS DAS EQUIPES FICARAM ASSIM:
- EQUIPE: FILHOS DE SIÃO
- PROFETAS DO AVIVAMENTO
- GERAÇÃO DA ÚLTIMA HORA
4.1.2 FREQUÊNCIA NA
EBD
A
frequência na Escola Bíblica Dominical nos meses de junho e julho contará pontuação
para a Gincana Bíblica.
Os
membros das equipes deverão participar da Escola Bíblica Dominical em suas
Congregações ou Templo Central nos dias 07, 14, 21 e 26 de junho e 05, 12 e 18
de julho.
Sendo
que a pontuação será de 100 pontos para a Equipe com mais frequência, 80 pontos
para a segunda Equipe com maior número de frequentadores, e 60 pontos para a terceira.
A verificação da frequência dos jovens e
adolescentes na EBD será feita nos dias 12 e 18 de julho, pela coordenação da
gincana, diretamente no Relatório Geral da EBD nas Congregações e no Templo
Central.
Nesta verificação será dada uma pontuação
bônus de 50 pontos para a Equipe que tiver levado o maior números de visitantes
(jovens ou adolescentes) à EBD no dia 05 de julho (devidamente registrado no
Relatório).
4.2 PROVAS NO DIA DO ENCONTRO:
4.2.1 Grito de Guerra e Bandeira.
O Corpo de Jurados julgará o Nome, Grito de Guerra e a Bandeira das
Equipes, de acordo com os quesitos previamente estabelecidos, sendo a pontuação
em cada item:
100 pontos para o 1º,
80 pontos para o 2º
60 pontos para o 3º lugar.
ü Nome da Equipe
O Nome da Equipe de acordo com os Livros de Joel ou Atos valerá 100
pontos.
ü Grito de Guerra
O Grito de Guerra, a ser falado logo no início das atividades do dia 25
de fevereiro, valerá 100 pontos.
ü Bandeira/estandarte/Banner
Deve conter o nome e símbolo da Equipe. Valerá 100 pontos, 80 pontos e
60.
4.2.2 Maratona Bíblica
A maratona bíblica será baseada no Evangelho de João. Além de
Conhecimentos Bíblicos Gerais.
Serão feitas várias rodadas de perguntas, onde cada acerto valerá 20
pontos. As Equipes escolherão os seus
representantes para as perguntas.
4.2.3 Revista EBD mais Antiga
As equipes devem apresentar, no dia do Encontro, Revistas da Escola
Bíblica Dominical de anos anteriores. Aquela que for:
·
mais antiga
ganhará 200 pontos,
·
em 2º (de
antiguidade) terá 160 pontos
·
em 3ª levará
150 pontos.
4.2.4 Bíblia mais antiga
A Equipe que apresentar a Bíblia com data de Publicação/Edição (pode ser da CNBB):
·
mais antiga
ganhará 200 pontos.
·
2º lugar 160
·
3º lugar 150
pontos.
4.2.5 A Centésima Ovelha
A Equipe que trouxer o maior número de jovens convidados descrentes ou
afastados da igreja ganhará 200 pontos. Ao 2º lugar 180 pontos e ao 3º 170
pontos.
4.2.6 Caça ao Tesouro.
Será dado um “Mapa” com instruções a cada equipe, de modo que sigam as
pistas e encontrem um “tesouro” escondido. Essa tarefa poderá envolver os dois
turnos (manhã e tarde).
ü Etapas:
Para receber a primeira dica do tesouro é necessário resolver um enigma
que será dado pela Coordenação aos integrantes da Equipe (Essa etapa vale 50
pontos).
Após resolverem o enigma, a primeira instrução será dada aos líderes das
Equipes que repassará para os demais membros para saírem em busca da próxima
dica. Encontrando essa dica (que valerá 50 pontos), seguirão em busca do local
onde estará o tesouro.
O tesouro encontrado valerá 100 pontos.
4.2.7 Espada Para o Alto
Esta tarefa é muito boa para verificar a agilidade em encontrar textos bíblicos.
O coordenador da Gincana cita o Livro, capítulo e versículo e um representante de cada equipe deve encontrá-lo e lê-lo.
Vale 20 pontos para o vencedor.
1. A Bíblia a ser usada
é fornecida pelos Organizadores;
2. É levantada com o braço direito totalmente esticado
3. A Bíblia não pode ser daquelas que já vêm com a marcação do livro.
4.
O coordenador diz o livro, capítulo e versículo e autoriza a procura.
5. Aquele que começar a ler primeiro, corretamente, ganha a prova.
4.2.8
Debate de Versículos
Tem
como objetivo verificar qual dos membros das Equipes conhece, de cor, o maior número de versículos bíblicos e
suas respectivas referências (livro,
capítulo e versículo). Deve ser assim disputado:
1. Será montada uma equipe para verificar a prova
2. Um competidor de cada Equipe deverá recitar o
versículo e depois a referência;
3. O jovem terá 20 segundos para
começar a recitar os versículos.
4. Tanto as referências quanto os
versículos só poderão ser citados uma vez, sendo eliminado do debate o
competidor que repetir quaisquer deles;
5. Se o competidor falar o
versículo incompleto ou em divergência com a referência citada deverá ser
eliminado do debate.
6. Não poderá recitar um Salmo inteiro.
4.2.9 Hino Oficial
Cada Equipe deverá criar o seu hino oficial, que será apresentado no dia da Gincana, e julgado por uma banca previamente escolhida, com base em alguns critérios musicais.
Veja o Hino da Equipe que ganhou:
4.2.10 Tarefas-Surpresa
A Organização poderá trazer tarefas surpresa
para as Equipes. Cada tarefa valerá 20 pontos.
5. DAS
PENALIDADES
5.1 A pontualidade será requisito primordial.
As equipes terão uma tolerância de 30 minutos para a chegada no local indicado
pela coordenação para início das atividades, com um número mínimo de 30
integrantes de cada equipe.
5.2 O não comparecimento do número mínimo de
participantes estabelecidos de cada Equipe no horário indicado, implicará na
perda de 10 pontos a cada 5 minutos de atraso.
6. CONTAGEM DOS PONTOS
Os pontos serão contabilizados numa planilha do Excel.
Para baixar, siga o link abaixo do google.drive:
6. DA
PREMIAÇÃO
Após a totalização dos pontos das Equipes
pela Comissão Organizadora, serão divulgados os resultados e a premiação para a
primeira, segunda e terceira colocadas.
A premiação ficará a cargo da Comissão
Organizadora.
1º LUGAR: de livre escolha
2º LUGAR: de livre escolha
3º LUGAR: de livre escolha
7. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
7.1 Os casos não citados neste regulamento serão analisados e decididos
pela comissão organizadora.
7.2 Que o Amor de Deus e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
abençoe este Projeto para vidas sejam transformadas e se desperte o desejo pelo
Conhecimento da Palavra de Deus.
BAIXE OS ARQUIVOS ANEXOS
“...mas transformai-vos pela Renovação do
vosso entendimento” Rm 12.2
“Como poderá o jovem guardar puro o seu
caminho? Observando-o conforme a tua Palavra” Sl 119.9
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS
MAE DO RIO -PA
Pastor Presidente: Joel Barros Ferreira
UNIÃO DE MOCIDADE DA
ASSEMBLEIA DE DEUS EM MÃE DO RIO - UMADMAR