domingo, 24 de julho de 2016

MERGULHANDO NO SALMO 23 - A Vara e o Cajado

Salmo 23.4: 
"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM"

A "vara" e o "cajado" eram instrumentos usados pelo pastor para proteção das ovelhas (protegia das feras -lobos, leões, de ladrões) e orientação para que seguissem no caminho certo.

A vara é um pedaço de pau ou galho curto, e simboliza a força, o poder e autoridade de Deus.

O cajado é bem maior, e tem um gancho numa das extremidades. Serve para trazer a ovelha para perto do pastor, para guiá-la, ou para removê-la de uma situação de perigo (O Cajado é a própria Palavra de Deus).

O Senhor é o bom pastor que conduz e cuida das suas ovelhas. Ele busca os perdidos com o cajado. Ele nos ergue. Repreende demônios. Alegra e cura a alma.

A Vara orienta, desperta.
Quando Deus usa a vara é porque ele já está perto, manifestando a sua onipresença.
Por isso, o salmista diz "Porque tu estás comigo".
Do mesmo modo como não desamparou a Jó e ao profeta Elias em momentos difíceis, mantendo-se sempre com eles, Deus não se esquece de nós.

Deus diz: Mas eu estou contigo. A minha Palavra te conhece, enobrece, te dá poder, te faz melhor, te renova, ressuscita, é tudo em você.
Por isso devemos lembrar a todo tempo, e dizer: "Porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam".

A nossa dependência em Deus deve ser com uma fé inteligente, pois Ele não nos escolhe pelo status social, mas pela importância que temos para ele. Afinal, Deus usa a vara para mostrar que está próximo de nós, dando o seu amparo no momento certo.

E quando estamos na presença de Deus, a nossa fé desmistifica enganos teológicos. Não há necessidade de campanhas com envelopes, como que comprando a fé dos irmãos, que muitas vezes, sem o discernimento espiritual, se deixam ludibriar por mercenários travestidos de pastores ou pregadores.

A verdadeira fé e dependência em Deus transcendem falsos ensinos e revelam o cuidado de Deus, o bom pastor, para com os seus filhos.

Porque tu estás comigo, eu recebo o consolo.

QUE O NOSSO BOM PASTOR, NOS PROTEJA DOS LOBOS DEVORADORES!!

Um comentário :