Salmos 1
1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Eis aqui uma bem-aventurança para quem se mantém firme na Palavra de Deus. Para quem tem a vida dedicada à lei do Senhor, meditando nela, e a tomando como alimento que lhe dá sustento e força.
Infelizmente as igrejas estão abarrotadas de irmãos que não deveriam ser assemelhados a ímpios, mas cuja boca se enche de conselhos maus e revestem-se até de impróprios e juízos de valor acerca de pessoas e da obra do Senhor, conseguindo conduzir a muitos para o envenenamento da alma e consequentemente trazendo maldições para aqueles que os ouvem e para si próprios.
Ser crente é servir ao Senhor, independentemente das falhas das pessoas, pois todos são passíveis a erros e quedas, olhando para Cristo e não para o homem.
Os conselhos maus podem destruir uma vida e contaminar a convivência harmônica de uma igreja. São como ervas daninhas, que enraízam nas árvores e tiram as suas forças.
O conselho cristão é voltado para as coisas espirituais, no sentido de conduzir vidas para as verdades santas, que levam ao céu. Tendo em vista que a caminhada rumo ao céu é repleta de obstáculos que precisam de fé e coragem para vencê-los, erguendo a cruz e combatendo o bom combate, negando-se a cada dia, de modo a receber a recompensa celestial.