quinta-feira, 6 de julho de 2017

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos

Misericórdia é um sentimento dcompaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. 
A expressão misericórdia tem origem latina,  e é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). "Ter compaixão do coração", significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas. (definição do site "significados.com.br").

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim;
Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele" (Lm 3.22-24)



O profeta Jeremias tinha consciência da situação desprezível em que se encontrava o povo de Israel. 
Cativos na Babilônia, distantes de sua terra, com a cidade de Jerusalém destruída, muros derrubados, portas queimadas, saqueados e despatriados. O flagelo da destruição dominava o cenário daqueles tempos. 
O próprio Jeremias fora levantado por Deus para profetizar contra o pecado e afronta do povo a Deus, vindo como castigo, caso não se arrependessem, a ira de Deus, por meio do cerco e invasão de outros povos poderosos. 
A condição espiritual de Jerusalém era de adoração a diversos ídolos e outras práticas abomináveis a Deus. 
A falta de adoração verdadeira ao Deus de Abraão e de Moisés, a desobediência aos seus estatutos, a desonestidade, o adultério, a injustiça, a tirania da maioria dos reis que se sobrepujavam eram regra e não exceção.

Jeremias se colocava numa posição de porta-voz de Deus, insistindo para que o povo se arrependesse e ao mesmo tempo lamentando que não dessem ouvido às suas palavras.
Ele lamenta, mas espera no Senhor. Sabe que a única causa de não serem totalmente exterminados e subjugados são as muitas misericórdias do Senhor. Demonstrando a sua fidelidade e firmeza das promessas que havia feito para Abraão, de que o seu povo seria mui numeroso sobre a face da Terra. 
Deus é benigno e sempre justo para com aqueles que também são fiéis a Ele.
A única razão para que Deus não destruísse por inteiro aquele povo rebelde, era o favor e a certeza de que sua Palavra não pode se anular. Ele revela-se um Deus misericordioso para com aqueles a quem ama.
Hoje, também somos atingidos por sua misericórdia, quando contrariamente ao seu propósito, nos distanciamos e o desobedecemos, Ele poderia nos abandonar, porém o seu favor é revelado. 
Que desfrutemos sabiamente das misericórdias do Senhor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário