sábado, 3 de setembro de 2016

O TEMPO DA ADORAÇÃO VERDADEIRA (Parte I) – A Samaritana

O que é adorar?

Adorar é prestar culto; reverenciar; venerar; devotar honra; amar ao extremo.
No original grego: Adorar vem da palavra PROSKUNEO, que significa prostrar-se, vergar-se, obedecer, mostrar reverência, homenagear, louvar, adorar.

Adoramos o Deus criador dos céus e da terra, dos homens, e de todas as criaturas que existem, Pai de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Adorá-lo é, acima de tudo, obedecê-lo, temê-lo, cultuá-lo com a nossa vida, com o nosso corpo, consagrar a Ele, depositar nEle a nossa confiança, com espontaneidade, livremente. Não é nada forçado. Não há um modelo padronizado. Faz-se de bom grado, por gratidão por tudo o que Ele fez e faz por nós. É viver na sua dependência.

#A samaritana é encontrada por Jesus
“O Pai procura adoradores”.

O encontro de Jesus com a mulher samaritana foi marcante e nos dá grandes lições sobre a essência da adoração. Uma mulher, que vivia num conflito de relacionamentos fracassados, sem esperança de uma vida honrada e digna. Jesus quebra preconceitos ao iniciar o diálogo com ela. Jesus sabia que dentro dela havia uma sede de Deus. Ele sabia que ela se tornaria um instrumento da sua obra redentora. Ele foi ao encontro dela, numa situação em que qualquer um não imaginaria que um Mestre judeu pudesse tomar tal atitude.
Aquela mulher, assim como a maioria dos judeus e samaritanos, não sabia o que significava adorar. Não tinham certeza do local correto para buscar a Deus,  nem da forma correta de adoração. Samaritanos adoravam naqueles montes, onde construíram o seu templo, no monte Gerizim, enquanto os judeus adoravam em Jerusalém, no Templo e nas sinagogas. E qual seria o local para adorar? Jesus responde que “os verdadeiros adoradores adoram o Pai em espírito e em verdade”. Não importa o local, mas o que te move a adorar. O que te leva a adorar. A sede constante de Deus te constrange a engrandecê-lo.

#A quem deve ser dada a Adoração

“Porque dEle, e por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória, pois, a Ele, eternamente. Amém!” Rm 11.36
“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em pensamento, fazei-o em nome do Senhor Jesus Cristo, dando por ele graças a Deus Pai” Cl 3.17
“Bendize oh minha alma ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize oh minha alma ao Senhor e não se esqueça de nenhum de seus benefícios” (Sl 103.1,2)
Somente ao SENHOR deve ser dada a adoração verdadeira, com júbilo, com obediência. Somente Ele é merecedor de toda glória. Qualquer outra veneração dirigida não ao nosso DEUS será considerada idolatria e, portanto, abominável perante o SENHOR.
 “Respondeu-lhe JESUS: Somente ao Senhor teu DEUS adorarás, e só a ele servirás” (Lc4.8).
Jesus, nosso Senhor, deve ser adorado como o Pai. Ele é Deus. Demonstrou inefável amor por nós. Seu sangue nos comprou. É merecedor de glória.
                                                                                                         (J.Portal)

Acompanhe a continuação deste estudo. Dividi em partes para que não ficasse muito grande cada postagem.

DEUS VOS ABENÇOE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário