quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Qual é o seu medo? NÃO TEMAS!

ISAÍAS 41.8-14

8. "Mas tu, ó Israel, servo meu; tu Jacó, a quem escolhi, descendência de Abraão, meu amigo;
9. tu, a quem tirei dos confins da terra, chamei desde os seus cantos e te disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei;
10. não temas, porque estou contigo; não te assustes, PORQUE EU SOU O TEU DEUS; eu te
fortaleço, ajudo e sustento com a minha mão direita e fiel.
11. Todos os que se revoltam contra ti serão envergonhados e frustrados; serão reduzidos a nada; e os que se opõe a ti perecerão.
12. Ainda que busques os que lutam contra ti, não os encontrarás; e os que guerreiam contigo serão reduzidos a nada e perecerão.
13. Porque EU, O SENHOR TEU DEUS, te seguro pela mão direita e te digo: Não temas; eu te ajudarei.
14. Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.”

Você tem medo de quê? Qual a sua fobia?
Medo reflete insegurança, ansiedade, incerteza, cautela. Fobia é um medo exagerado, persistente e irracional.
São tantas as fobias: claustrofobia (medo de lugares fechados), nictofobia (medo da escuridão ou da noite), autofobia (medo de ficar sozinho), medo de altura (acrofobia), musofobia (medo de ratos; em relação a este ser  eu bem sei o que isso significa rsrsrs), e a lista continua. 
O medo, geralmente traz para o ser humano e para os demais animais, uma margem de segurança em relação ao desconhecido,  ao imprevisível, àquilo que está fora do nosso controle. Entretanto, quando esse sentimento toma conta de nós, chegando a atrapalhar a nossa vida, devemos começar a nos preocupar e procurar caminhos para nos salvar deste perigo.

Deus nos assegura que está conosco e, portanto, não há razões que justifiquem a insegurança diante das mais adversas situações com as quais nos deparamos. Lembremos que: "Todas as coisas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm.8.28). 

Ao longo da Bíblia encontramos 365 vezes a expressão "NÃO TEMAS". Poderíamos dizer que para cada dia do ano temos Deus nos dizendo para não temermos. Ele é o nosso Deus, não estamos sozinhos largados à pura sorte; é Aquele que nos fortalece, por isso nas nossas fraquezas Ele permanece nos dando força; É Aquele que nos ajuda, sendo o amigo mais fiel que podemos ter, jamais se negará em estender as mãos em nosso favor.

O CONTEXTO PARA COMPREENDER O TEXTO
O livro do profeta Isaías foi escrito com o propósito de chamar a nação de Judá de volta para Deus e proclamar o nascimento e salvação por parte do Messias. Na primeira parte (Capítulos 1-39), Deus exorta Judá e as demais nações para que cheguem ao arrependimento. Na segunda parte (capítulos 40-66), vem o consolo do Senhor para o seu povo, com grande esperança para aqueles que nEle confiarem.

O capítulo 41 foi escrito num período em que o reino de Israel, as 12 tribos, estava dividido em dois reinos - Sul e Norte. Ao norte, o Reino de Israel, região de Samaria, composta por 10 tribos, que já havia sido dominado pela Assíria, em 722 a.C, e vivia enxertada pela cultura pagã, enquanto, ao sul, o Reino de Judá, composto pelas tribos de Judá e Benjamin, com capital em Jerusalém, que ainda procurava preservar, mesmo que timidamente, o culto ao Deus verdadeiro, de Abraão, Isaque e Jacó.
Judá estava cercada por diversas nações - no meio do fogo cruzado, com risco iminente de ser invadida. Foi nessa tensão político-econômica que Deus levantou o profeta Isaías, dizendo para o seu povo não temer.

NÃO TEMAS!
Deus se revela com vários atributos nestes versículos do Capítulo 41:
a) "porque estou contigo": É um Deus presente; sempre perto daqueles que buscam por Ele.

b) "eu sou o teu Deus": Há um Deus poderoso e pessoal que nos ama  e nos guarda com mão poderosa.
O salmista nos diz que "Não temeremos espanto noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia" (Sl 91.5,6)

c) "eu te fortaleço": Nos momentos de fraqueza espiritual, quando estamos nos sentindo abatidos pelas adversidades, somente nEle podemos encontrar forças. O apóstolo Paulo nos diz "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Fl 4.13).

d) "ajudo e sustento": Mesmo que sejamos frágeis e muitas vezes inseguros, chegando a duvidar da presença de Deus nas horas difíceis, Ele nos deixa esse recado amoroso de que está disposto a nos ajudar e sustentar para que não tropecemos e desfaleçamos. 

O Senhor nos corrige quando merecemos, nos traz para o caminho com o cajado quando nos afastamos e deixamos de seguir o seus passos. Ele é o nosso Pai que disciplina e nos toma pelos braços, dizendo NÃO TEMAS, NÃO TENHA MEDO. 

Tenha Fé! Desperte-a! A fé verdadeira em Deus nos garantirá um milagre em nossas vidas.
Em Hebreus 11.1: " A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem".
Versículo 6 nos diz: "Sem fé é impossível agradar a Deus"

Que nos voltemos ao nosso Senhor Deus, pois está de braços abertos a nos receber. Não precisamos ter medo de prosseguir na caminhada, pois Ele está sempre presente conosco.

Deus grandioso,
Com tua misericórdia,
Olha por nós,
Perdoa a arrogância humana;
Somos carentes de ti;
Às vezes tememos,
E o desespero nos arremata;
Só tu és o amigo fiel,
Presente nas horas amargas,
Com o bálsamo perfeito,
Que nos alivia as dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário