sábado, 28 de janeiro de 2017

E se arrependeu Deus de haver feito o homem - Gn 6.6 - Meditações Bíblicas

"Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração". (Gênesis 6:6)

Depois de haverem caído em pecado e serem expulsos do paraíso, por desobediência ao Deus Criador, os homens se multiplicaram sobre a face da Terra. 

Agindo agora, pelo exercício de sua própria vontade, se distanciaram a cada dia dos propósitos de Deus, e a maldade de alastrou. Os pensamentos só eram inclinados para o mal. A perversidade tomou conta e fez com que Deus asseverasse a sua tristeza em relação à sua mais bela criação: o homem e a mulher.

Neste versículo seis, não há qualquer contradição nem razão para suposições acerca de Deus haver errado em sua atitude de criar o homem. Tanto quanto não há motivos para se depreender que Deus se enganou e mudou de ideia em relação à sua obra prima.

O que se revela neste texto é o descontentamento com as ações tomadas pelos homens, os quais haviam sido criados para o propósito de adoração, mas agora apenas viviam para satisfazer seus próprios desejos. Haviam esquecido do seu criador. Optaram por uma vida de pecado exagerado, ao invés de manter o relacionamento com seu Deus, o qual muito se entristeceu com as atitudes de desobediência.

O pecado sempre afasta a Deus, e atrai a sua ira. Foi assim que Deus agiu. Ele trouxe o juízo sobre a humanidade, fazendo com que caísse água na Terra por longos dias. Era o dilúvio, onde só um homem com sua família, achou graça diante de Deus, pois se manteve fiel, mesmo num mundo entregue ao pecado. 
Noé, por ser obediente, construiu uma grande arca, para a sua família e os animais, conforme Deus lhe ordenara. 
Sempre podemos fazer a diferença onde estivermos. Sempre podemos tomar a posição de Noé, que mesmo sem saber o que viria, obedeceu ao Senhor. Ele e sua família foram salvos porque escolheram ficar com Deus ao invés de seguir o que todos os demais faziam.

Que mantenhamos a nossa fé no Deus Todo Poderoso, obedecendo-o, de modo a alcançarmos a sua misericórdia. 
                                                              (J.Portal)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

"E não vos conformeis com este mundo" - "Saiamos até Ele, fora do acampamento"

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento" (Rm 12.1,2)

O mundão está aí com seus padrões, ditando o que é "melhor" para homens e mulheres, desde a criança ao ancião.

Vivemos um tempo em que ficar fora dos ditames que a  sociedade impõe é ser taxado de fanático, religioso ou hipócrita. Entretanto, o Apóstolo Paulo nos exorta para andarmos sim na contramão do mundo e na direção de Deus. O caminho que conduz ao céu sempre será estreito e cheio de dificuldades para prosseguir por ele. Enquanto é largo e espaçoso o caminho que tem conduzido milhares à perdição, ao que muitos ainda ajudam a torná-lo com mais espaço. 

Não podemos nos deixar moldar aos padrões liberais do mundo gospel, nem das seitas que pregam um Deus libertino, nem aos ensinos heréticos de falsos mestres. Eles aparecem "camuflados", maquiados e com uma aparência de verdade que tem confundido a muitos "salvos". 

Somos convocados por Paulo, em forma de súplicas, para que nos apresentemos a Deus em sacrifício VIVO, SANTO E AGRADÁVEL, que é o culto racional, de modo consciente, não forçado, sabendo o que estamos fazendo e por que o fazemos. Buscando e servindo a Deus com gratidão em nossos corações, pelo seu imensurável amor, ao enviar o seu filho amado Jesus Cristo para morrer por nós, pagando um alto preço, levando sobre Ele as nossas dores e enfermidades e nos remindo dos nossos pecados.

Em Hebreus 13.3, temos "Portanto, saiamos até Ele, fora do acampamento, suportando a desonra que Ele suportou".

Jesus carregou a sua cruz e foi pendurado nela, fora da cidade de Jerusalém, no monte Calvário ou Gólgota, sofrendo duramente, suportando afrontas e açoites por nossa causa. Seu sangue foi todo derramado por nós. Somos também chamados para sairmos do curso do mundo - do acampamento - e seguirmos a Cristo, por amor a Ele. 
Nossa decisão de o seguirmos é pelo reconhecimento de seu sacrifício por cada um de nós, antes sem esperança, mas hoje com a certeza de um galardão eternal. Seguir a Jesus e ser como Ele é estar separado do velho homem, das velhas práticas e se santificar, buscando a alegria de viver na sua dependência. 

Jesus nos diz: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará". (Marcos 8:34,35)

Há um preço para sair do acampamento e seguir a Jesus. Mas Ele também já o fez por nós. Ele não escolheu ficar nos palácios, nem no conforto do seu lar, porém, saiu para nos dar vida. Todos os dias temos que renunciar ao mundo e seguir a cruz de Cristo.

Que vivamos para Ele! Que saiamos em direção do nosso Senhor Jesus Cristo!
Que suportemos também as injúrias que Ele suportou. Que não sigamos mais o mundo, mas vivamos nos padrões do céu, onde o nosso Salvador está, de braços abertos a nos receber.

Deus nos Abençoe!
                                                   ( J.Portal)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Jesus está no barco e acalma a tempestade - Parte I (mistérios exclusivos)

Marcos 4.35-41

Os Evangelhos sinóticos - Mateus, Marcos e Lucas - relatam o milagre da tempestade que foi cessada pelo poder de Jesus Cristo, ocorrido no Mar da Galiléia, como é mais conhecido o lago de Genesaré ou mar de Tiberíades. Encontramos nestes textos lições importantíssimas que Cristo quis nos ensinar. 
Você certamente já leu ou ouviu alguém falar sobre essa passagem bíblica. 
Os problemas, dos mais simples aos mais complexos, que enfrentamos, podem tranquilamente serem assemelhados a um barco que flutua em águas já conhecidas, mas cujos imprevistos nos fazem perder o senso de direção e controle da situação.
Problemas familiares, desemprego, frustração no trabalho, uma causa na justiça, doenças inesperadas, causas financeiras. Tantos males que nos afetam que pensamos estar sozinhos e que Deus não está dando a atenção necessária para as nossas dores. 
Quem nunca se viu já sem forças de agir, de mudar de atitudes e já se sente sem esperança de ver os resultados serem diferentes do que a sua razão lhe obriga a enxergar?! Mas Cristo nos ajuda, mesmo estando em silêncio. 

JESUS:
A) CUMPRE PROMESSAS: Jesus promete passar para a outra margem.
"Disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem"
Se Ele prometeu, é fiel para cumprir. Nada, absolutamente nada impedirá de chegarem ao outro lado. 
Pode se levantar tempestades pequenas ou muito fortes, diabo ou demônios, haverá de cumprir o seu objetivo - atravessar as águas e chegar à outra margem. Lá também tem milagre para ser realizado.
Quando temos um chamado da parte dEle e obedecemos o seguindo, certamente temos que estar preparados para encarar os desafios que nos sobrevirão, pois  não raras as vezes o medo tomará conta de nossas mentes, fazendo-nos esquecer das promessas que Ele nos fez, transformando águas conhecidas e facilmente dominadas, em grandes obstáculos para o sucesso da empreitada. Mas lembremos que Cristo nos garantiu chegarmos ao fim.

JESUS TEM: B) MISTÉRIOS ESPECIAIS SÓ AOS DISCÍPULOS:
"E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco"

Da multidão que o seguia, ouvia e recebeu milagre nesse dia, nem todos puderam acompanhá-lo para atravessar o Mar da Galiléia. Eles foram despedidos para que voltassem às suas casas. 
Nem todos tiveram o privilégio de entrarem no barco com Jesus, indo com ele apenas os seus discípulos. Segundo historiadores, nas margens desse grande lago, ficavam em alguns dias, até  300 barcos. O evangelista Marcos é o único que registra que outros barcos o seguiram, mas não dá detalhes acerca de terem ou não enfrentado a tempestade que se levantou nessa noite, não cabendo a nós conjecturarmos.

É certo que os discípulos foram os únicos que enfrentaram a tempestade de vento que se levantou, enchendo de água o barco e os levando quase a naufragar, não fosse a presença de alguém muito especial com eles. 

Jesus tinha reservado aquele momento para provar a fé e aperfeiçoar aqueles que estavam mais próximo dele - os seus discípulos. Havia algo exclusivo para eles.

Chega um tempo que quanto mais nos aproximamos de Cristo, mais intimidade temos com Ele, e maior favor alcançamos da parte dele. Mesmo que, aparentemente, estejamos abandonados, sozinhos, passando por crises terríveis, sem qualquer chance de sairmos vivos, com a fé já definhando, Jesus nos garante uma experiência pessoal que nos faz restabelecer as forças. 

O cristão precisa atentar-se ao chamado de intimidade com Deus, de onde pode extrair a mais bela riqueza que pode possuir: a restauração da sua fé.

A fé que tivermos em Jesus, nos momentos mais turbulentos de nossas vidas, revelará o favor dele por nós. Ele é quem tem o poder e, quanto a nós, temos um tesouro escondido em nossa fragilidade diante das circunstâncias da vida, ao que o apóstolo Paulo chama de "vasos de barro" (II Co 4.7: "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós"), remetendo-nos à nossa humanidade carente de Deus, que necessita estar sempre buscando a Ele, para que sejamos preenchidos e alcançados pela sua graça infinita. 

Quando Jesus nos chama para uma experiência pessoal com Ele, devemos de pronto reconhecer nossas fraquezas e dependência dele, para que suportemos as provações que nos sobrevirão. A sabedoria que Ele nos concederá fará com que compreendamos e sintamos a sua presença, mesmo que em silêncio, no barco de nossas vidas.

Que hoje possamos compreender que fomos chamados Deus para sermos melhorados por Ele. As lutas que estamos passando, enquanto muitos estão de vento em popa, são o preço que temos que pagar para aumentarmos a nossa intimidade com Ele e sermos mais dependentes. 
Você é especial e Deus tem algo que é exclusivo para você!Viva isso!!

                                                                          (Jonas Portal)

ESTE ESTUDO DEVOCIONAL CONTINUA...

domingo, 8 de janeiro de 2017

2017 é o Ano da Palavra de Deus - Viva, Eficaz, Penetrante, Cortante, Sensível, Perpétua

"Habite, ricamente, em vós a Palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, com salmos, e hinos,  e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração" (Colossenses 3.16)

O ano de 2017 será o ano de compromisso com a Palavra de Deus.
Um ano em que a ministração, a pregação, a evangelização e o ensino conclamarão as pessoas para ouvirem, lerem e PRATICAREM  a vontade de Deus, através das Sagradas Escrituras Bíblicas, guardando-a em seus corações, vivendo conforme os seus preceitos.

A PALAVRA DE DEUS É PODEROSA PARA CONHECER O HOMEM
"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração". 
Hebreus 4:12

A PALAVRA DE DEUS ENSINA, CORRIGE E PREPARA O HOMEM
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra".
2 Timóteo 3:16-17

A PALAVRA DE DEUS ALIMENTA O HOMEM
"Jesus respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus". Mateus 4:4

A PALAVRA DE DEUS LIBERTA DO PECADO
"Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. "
Salmos 119:11

A PALAVRA DE DEUS SANTIFICA O HOMEM
"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade".
João 17:17

A PALAVRA DE DEUS SE FIRMA NOS CÉUS
"A tua palavra, Senhor, para sempre está firmada nos céus". Salmos 119:89

NÃO BASTA OUVIR; NÃO BASTA LER; NÃO BASTA MEDITAR. É NECESSÁRIO PRATICAR, GUARDANDO NO CORAÇÃO.
"21.Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.
22 Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos" Tg 1.21,22.

O HOMEM TEM QUE APREGOAR A PALAVRA DE DEUS
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". Mc 16.15-20

VIRÁ O TEMPO DE FOME DA PALAVRA DE DEUS


"Eis que vem dias, diz o Senhor, em que enviarei fome sobre a terra, não uma fome de pão nem uma sede de água, mas fome e sede de ouvir a Palavra de Deus” (Am 8,11).

A PALAVRA DE DEUS GERA FRUTOS. NÃO FICA NO VAZIO!
"Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come,
assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a envi­ei". (Isaías 55.10,11)

A Palavra de Deus é poderosa.
Deus nos abençoe !
(J.Portal)

Estudo Bíblico: Renúncias e Dificuldades Na Vida dos que seguem a Cristo

ESTUDO: Renúncias e Dificuldades Na Vida dos que seguem a Cristo

Texto:  "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me" (Lucas 9.23)

Aceitou a Jesus Cristo em seu coração como seu salvador e está iniciando a caminhada rumo ao céu - é novo discípulo agregado ao corpo de Cristo e passou a frequentar a igreja de sua cidade. Semelhantemente, é um membro já de muitos anos na igreja e peleja a cada dia para permanecer firme na fé, orando, indo aos cultos e participando das ações realizadas pela sua congregação religiosa, exercendo ou não funções eclesiásticas.
Ambos os irmãos estão constantemente, no que eu metaforicamente assemelharia, em um barco que segue para uma viagem com destino ao céu. Tendo que renunciar a si mesmos, enfrentar adversidades que os provem a fé, que muitas vezes trazem dúvidas; tendo que passar pelas tempestades tenebrosas com ondas que parecem que vão fazer naufragar. 
Mas aqueles que decidem seguir a Cristo devem ter consciências de que serão testados de várias formas. Passarão pelo fogo para serem polidos e pelas águas para serem purificados. Compreendendo que é possível suportar as lutas, é preciso ter fé naquele que chamou, é preciso descobrir que Jesus, aquele que escolhe, jamais estará sozinho na caminhada. Ele está todos os dias a nos guardar. 
I- Renúncias e Lutas diárias
a) Aceitando o Convite de Cristo ("Siga-me")
Quando se aceita o convite de Jesus, por convencimento do Espírito Santo, o crente passa a estar na disposição do Senhor. Como o apóstolo Paulo nos diz: "...e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus.."

b) Dilemas interiores, dúvidas, tentação, aflições, problemas familiares, doenças, pecados.
Qual cristão nunca enfrentou situações difíceis que geraram dilemas, frustrações, aflições que pareciam ser o fim, trazendo o desânimo e  muitas vezes a sensação de estar sozinho?
Mas Jesus nos garante que nos deixaria um Consolador, o seu Santo Espírito, para nos aliviar o fardo e nos fazer aumentar a fé, para que vencêssemos nos dias turbulentos.

II- As aflições virão (Jo 16.33)
O crente sempre passou e passará por lutas e aflições. Foi o próprio Jesus quem falou: "Tenho vos dito isto, para que em mim, tenhais paz: NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES; MAS TENDE BOM ÂNIMO, EU VENCI O MUNDO"
Somos consolados por Jesus para que vivamos em paz, não desesperados, sabendo que apesar das lutas, poderemos sair vitoriosos de cada uma delas.
III- Pedras no meio do caminho:
Angústias, perigos, perseguições, fome, desemprego, tribulações (II Co 4.7-9).
Os percalços que aparecem no meio da jornada não vêm para nos atrapalhar, mas para nos tornar mais fortes. 
É difícil cantar, mas temos que nos fortalecer na força do nosso Senhor, como diz o Hino da Harpa Cristã:
Se, pelos vales, eu peregrino vou andar
Ou na luz gloriosa de Cristo habitar,
Irei com meu Senhor p'ra onde Ele for
Confiando na graça de meu Salvador

Se Cristo comigo vai, eu irei
E não temerei, com gozo irei; comigo vai;
É grato servir a Jesus, levar a cruz;
Se Cristo comigo vai, eu irei.

IV- Batalhas espirituais (Ef 6.10-18)
Existe uma imensidão de ações espirituais que não vemos com os olhos naturais, mas que persistentemente nos assolam, tentando confundir, derrubar, enganar e corromper os crentes em sua caminhada com Cristo. Acerca do que o crente não consegue vencer com armas carnais. É preciso recorrer à armadura de Deus e à espada do Espírito. 

a) Atenção redobrada (1 Pe 5.8)
O diabo e seus aliados andam por toda a Terra, procurando presas que estejam despreparadas para serem tragadas. Devemos redobrar a atenção e se achegar sempre a Deus.
b) Resistindo para se sobrepor (Tg 4.7)

c) Vencendo com a Armadura de Deus e Espada do Espírito

V- Natureza Humana (Gl 5.16,17)
O apóstolo Paulo nos deixa um diligente ensino:
a) Andar em espírito para não satisfazer a carne
b) Há uma luta constante entre a natureza humana e o espiritual
c) Em Jesus somos Mais que Vencedores (Rm 8.37)

CONCLUSÃO:
Não é fácil renunciar às paixões humanas, aos prazeres efêmeros, suportar as injustiças e perseguições. Porém, seguir a Jesus é uma grande honra, uma grande alegria. É a certeza de morar com Ele na eternidade que nos traz o refrigério para a alma.
Não estamos sozinhos. Ele jamais nos abandonou. Jesus está conosco na caminhada, todos os dias (Mt 28.20)

Jesus está conosco, então:

a) Temos certeza que Ele dá força aos cansados (Is 40.29)
b) Sabemos que Ele fortalece o coração ( Sl 31.24)
c) Com Ele podemos todas as coisas (Fp 4.13)