sábado, 12 de novembro de 2016

Milagre em Casa: DETALHES DA RESSURREIÇÃO DA FILHA DE JAIRO



"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E aquele que está vivo e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (João 11.25,26)

"Por que este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme" (Mc 5:39)

Há um milagre reservado para aqueles que confiam no médico dos médicos. O Senhor Jesus Cristo ainda levanta o doente e faz com que o fraco se torne forte, o caído se levanta, o perdido encontra o caminho, o que chora volta a sorrir, o que foi desenganado tem a saúde restabelecida, o desesperado se acalma, o morto volta à vida. ELE É O QUE ERA, O QUE É, E SEMPRE SERÁ!! Ele faz com que o impossível se torne possível.

1- À PROCURA DE UM MILAGRE
Um homem de grande prestígio na cidade, líder religioso, que supervisionava o culto na Sinagoga judaica, acostumado a prestar serviços comunitários dos mais diversos para aquela sociedade. Agora está com a sua única filha, de apenas 12 anos, à beira da morte. O desespero às vezes bate à porta de quem achamos que é muito forte. Foi assim com Jairo.
Aprendemos com isso que quando vamos em direção de Jesus, encontramos a resposta certa, o milagre acontece. A morte não tem poder para resistir à ordem do Mestre.
Certamente Jairo já havia levado a sua filha em vários médicos, mas nenhum trouxe a solução ou diagnosticou o problema. O que restou foi aguardar os últimos minutos de vida em casa.  
Mas a decisão acertada foi tomada: Jairo foi ao encontro do médico dos médicos.

2- A HUMILHAÇÃO DE JAIRO
Ao chegar perto de Jesus, Jairo logo se prostra aos pés dele e suplica que vá à sua casa, pois sabia que Ele poderia curar a sua filha. Ele sabia que Jesus era mais importante do que qualquer outra pessoa. Sabia que havia algo especial em Jesus. Por isso, não se importa com o que vão pensar. Ele apenas crê no poder de Jesus.

3- A BOA COMPANHIA DE JESUS
Quando Jesus aceita acompanhar Jairo, um milagre já está acontecendo. Jesus se comove com a fé demonstrada por aquele homem e decide ir com ele até a casa onde estava a adolescente doente. A companhia do mestre em todas as horas nos alivia a alma. Não há melhor amigo.

4- UMA INTERRUPÇÃO NA CAMINHADA
Quando Jesus está indo com Jairo, seus discípulos e uma multidão acompanhando, acontece algo extraordinário com uma mulher. Ela enfrenta todos os empurrões, chega até Jesus e toca em sua veste, crendo que receberá a cura. Essa mulher já sofria há 12 anos com uma hemorragia. Ela não grita, não se desespera, nem fala nada, mas apenas tem a determinação e certeza de que se chegasse até o mestre bastava um toque para ser curada.
Quando Jesus sente a fé, através da virtude que lhe saiu, faz a indagação de que alguém com algo diferente lhe havia tocado. Então a mulher se prostra e adora por haver recebido o milagre. Por longos 12 anos ela gastara todas as suas economias a fim de tratar-se da hemorragia, mas nada dera jeito, nenhum médico resolveu o problema. Era algo impossível para a medicina, mas Jesus demonstrou mais uma vez o seu poder curador, pois ele está além da medicina.

5- JAIRO VÊ E OUVE A CURA DA HEMORRAGIA: ELE TEM A SUA FÉ AUMENTADA.
O caso de Jairo era muito desesperador. A sua filha estava beirando a morte e acontece aquela “demora” enquanto estão indo para a sua casa. Mas ele vê que aquele que lhe acompanha é muito mais poderoso do que ele imaginava, pois agora viu algo surpreendente acontecer diante de seus olhos. Sua fé foi reforçada.

6- QUATRO COISAS QUE JESUS ENSINA PARA JAIRO

I- A FÉ FAZ A DIFERENÇA: “Não tenha medo; tão somente creia, e ela será curada”
Jesus ainda falava com a mulher que recebera a cura da hemorragia, quando chega alguém para dizer que não precisa mais incomodar o mestre, pois a menina já havia morrido. É provável que Jairo tenha ficado preocupado, mas olhando em volta vê ainda a mulher curada, como prova viva de que Jesus não é um impostor, mas é o Filho de Deus, que veio para salvar, pois a última palavra de Jesus para ela, quando a despede é: “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz”.
Jesus não se atemoriza com a notícia de morte, mas percebe a preocupação de Jairo, então diz para ele: “Não tenha medo; tão somente creia, e ela será curada”.
Jesus sabe que a menina está doente, mas não se ocupa em saber o grau da doença. Ele apenas quer curar.

II- HÁ ESPERANÇA PARA O QUE CRÊ:
Quando chegam à casa todos ouvem e veem pessoas chorando e se lamentando pela morte da menina. Mas Jesus testa a fé deles, dizendo que a menina não está morta, mas apenas dorme, ao que muitos ironizam as palavras do Mestre e zombam dele. APRENDEMOS QUE QUANDO JESUS FALA, DEVEMOS CONCORDAR, POIS A SUA PALAVRA É PALAVRA DE ESPERANÇA. Jairo já sabia disso, mas os que estavam na casa não. Uma nova vida renasceria ali naquela casa. Um milagre aconteceria.

III- O FILHO DE DEUS TEM AUTORIDADE
Há poder nas palavras de Jesus. Quando ele chega na casa de Jairo, demonstra AUTORIDADE:
1-NÃO CHOREIS.
2- MANDOU TODOS SAÍREM DA CASA.
3- DEIXOU NO QUARTO APENAS O PAI, A MÃE E SEUS AMIGOS PEDRO, TIAGO E JOÃO.
4- A TOMOU PELA MÃO E ORDENOU À MENINA: LEVANTE-SE!!

 IV- O IRREVERSÍVEL TORNA-SE REVERSÍVEL COM JESUS
No mesmo momento em que Jesus ordena, a morte vai embora, volta o espírito de vida, a alma torna ao corpo da menina.  
É de se imaginar o espanto daqueles familiares e amigos de Jairo quando veem a menina andando e conversando normalmente com todos. A morte da menina foi evidente aos seus olhos, mas para Jesus ela apenas dormia. Ele tem autoridade e poder sobre a morte e a vida, por isso essa ressurreição foi para mostrar que basta uma palavra sua (“Levante-se”) para que haja uma reviravolta nas regiões espirituais.
Aprendemos que com fé, milagres acontecem. Jesus não mudou. Ele ainda faz muito além daquilo que pedimos ou pensamos.

Jesus é a ressurreição.
Ele é a vida.
Quem crê nele, Vive!
Quem está vivo aqui e crê em Jesus, terá VIDA ETERNA!

                                                                                                                    
                                                                                                                           Copyright@(Jonas Portal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário