sábado, 26 de novembro de 2016

MEDITAÇÃO NO SALMO 126.1-3 - Grandes coisas fez o Senhor por nós.

SALMOS 126.1-3

1- "Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.
Por 70 anos o povo de Israel sofreu com o cativeiro babilônico. Com o decreto assinado pelo rei Ciro, eles retornam às suas terras em Jerusalém.
O momento é de êxtase pela autorização do seu retorno. Era tão grande a alegria que imaginavam estar sonhando, como que não acreditando no que estava acontecendo. O favor de Deus em prol de seu povo foi maravilhoso.

Quando o crente está na prova, lutando contra as investidas do mal, muitas vezes se sente fraco e até derrotado. O cativeiro da desilusão, das frustrações, da solidão já o sufocam e o deixam quase sem esperança, mas quando Deus começa a agir e fazer mudar a história, parece algo impossível de se acreditar. Então o coração enche-se de alegria e gratidão a Deus pela sua providência em favor dos seus.

2- Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo.
Não havia mais razão para lamentar os tempos de exílio na Babilônia. Sorriam e cantavam a liberdade. O patriotismo judeu se notava em cada esquina.
O alvoroço de outras Nações quando viram e ouviram falar do regresso do povo de Deus para suas terras, reconheceram que Ele é o Senhor magnífico e poderoso que fez e faz coisas grandiosas pelos seus escolhidos. 

3- Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres".
O motivo da alegria imensurável era a grande ação do Senhor por eles, permitindo que voltassem a adorá-lo em sua casa. Testemunhava-se um tempo de restauração daquela nação. Os músicos agora cantavam e tocavam os seus instrumentos com grande regozijo na alma.
As harpas já não estavam mais penduradas, pois o tempo de melancolia houvera passado. Melodias harmoniosas e perfeitas agora ecoavam por Jerusalém. O tempo de cantar havia chegado.

Quem hoje está passando por uma situação muitíssimo complicada, mas que já entregou nas mãos do Senhor, o Deus provedor, já pode começar a entoar um novo cântico em seus lábios, pois o impossível vai dar uma reviravolta e tudo torna-se-á possível. Apenas creia no agir de Deus e, então, a sua alegria será porque coisas grandiosas Deus fará por você.



domingo, 20 de novembro de 2016

REI JOSAFÁ - ERROS E ACERTOS - Lições para os dias de hoje

TEXTO BASE: 2 Cr 20.15

Josafá, filho do rei  Asa, reinou por 25 anos em Judá (capital em Jerusalém), por volta dos anos 873 a.C a 849 a.C, numa época em que o reino de Israel estava dividido em Reino do Norte (Israel) e Reino do Sul (Judá). Quando começou a reinar tinha 35 anos de idade.
Foi um homem bom, que seguiu os caminhos do Senhor, mas era um sonhador que queria ver o Reino de Israel novamente unido e, por isso, fez alianças com reis idólatras, tendo uma boa intenção, mas que desagradou a Deus.

ATITUDES DE JOSAFÁ QUE AGRADARAM A DEUS
Deus se agrada da atitude de Josafá (2Cr 17.3) 
Deus firma o seu reino e lhe abençoa com riqueza e honra (2Cr 17.5)

1- Andou nos caminhos do Senhor (2Cr 17.6)
Josafá não se deixou seduzir pelo culto aos baalins, os deuses pagãos trazidos para Israel com o casamento de Acabe com Jezabel, mas serviu corajosamente a Deus, andando nos caminhos do Senhor.

2- Não imitou as práticas pecaminosas de Israel (2 Cr 17.4)
Nessa época o rei de Israel era Acabe, casado com Jezabel, que instituíram o culto pagão, com adoração a vários ídolos.
Josafá retirou os altares idólatras e os postes sagrados que ainda restavam em Judá (2 Cr 17.6). Ele acabou com o falso culto, dedicado aos deuses estranhos.

3- Valorizou o ensino do Livro da Lei do SENHOR (2Cr 17.7-9)
Josafá enviou seus oficiais, levitas e sacerdotes por todas as cidades de Judá para ensinarem ao povo a Lei do SENHOR. O conhecimento das Escrituras sagradas, tornou o povo forte e confiante no SENHOR. 
Isso causou um grande temor aos reinos que estavam ao redor de Judá, os quais procuraram a paz com o povo de Deus.
Quando um crente está firmado na Palavra de Deus, o inimigo não tem coragem de enfrentá-lo, pois sabe que a derrota será certa.

4- Fortaleceu o seu exército (2Cr 17.12-19)
Josafá não deixou de trabalhar. Confiante que Deus era com ele, procurou se equipar belicamente, construindo fortalezas e cidades-armazém em Judá, onde escondia grande quantidade de suprimentos. Preparou muitos homens de combate experientes.
Quando estamos com Deus não podemos relaxar, devemos continuar nos preparando constantemente para maiores combates, pois nossos inimigos estão sempre a postos para travar uma guerra quando nos enxergar despreparados.

5- Nomeou juízes nas cidades fortificadas de Judá (2 Cr 19.5)
Josafá aconselhou os juízes para que julgassem de acordo com os propósitos do Senhor, pois com Ele não há parcialidade, nem injustiças, nem suborno. 
Era necessário manter homens justos para julgarem com retidão, dentro dos estatutos da Lei do do Senhor,  as causas do povo. Todas as pendências do povo passariam por eles.
"Deu-lhes a seguinte ordem: Deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do SENHOR, com fidelidade e inteireza de coração.
Toda vez que vier a vós outros sentença contestada de vossos irmãos que habitam nas suas cidades: entre sangue e sangue, lei e mandamento, estatutos e juízos, admoestai-os, que não se façam culpados para com o SENHOR, para que não venha grande ira sobre vós e sobre vossos irmãos; fazei assim e não vos tornareis culpados". (2 Cr 19.9.10)

ATITUDES DE JOSAFÁ QUE DESAGRADARAM A DEUS 

Quando o homem dá ouvidos mais aos seus instintos e às suas emoções e deixa Deus de lado, atrai a ira do SENHOR sobre ele. A insensatez nas decisões e atitudes geram resultados trágicos sobre a vida do homem e de sua família.

1- ACORDOS QUE AFASTAM A DEUS E TRAZEM O HOMEM PARA O COMANDO.

Josafá prosperava debaixo da proteção de Deus. Enquanto confiava no Senhor, acumulou riquezas e glória e o temor das outras Nações. 
A Palavra de Deus nos diz "Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos".(Sl 128). 
           Entretanto, em dois momentos distintos, Josafá se deixou levar pela intenção de seu coração:

  • Quando quis ver o seu povo novamente unido, fez acordos com Israel, em nome de Acabe, um dos reis mais idólatras da história de Israel.
  • Quando quis reunir uma frota de navios mercantes, fez um tratado com Acazias, outro rei de Israel, cuja vida era ímpia e se afastava de Deus.

Em ambos os casos foi repreendido por Deus.

A) ACABE
Josafá arranjou o casamento de seu filho com a filha de Acabe, rei de Israel, idólatra, e ambos fizeram acordos para pelejarem juntos(2 Cr 18).
O diabo sempre vai tentar persuadir o crente com coisas que lhe tragam uma falsa aparência, cegando-o para que se esqueça da proteção de Deus, envolvendo-se com o inimigo em busca de coisas aprazíveis.
Acabe persuadiu Josafá a guerrearem juntos contra Ramote-Gileade.
Josafá diz para Acabe: "Sou como tu, e meu povo é como o teu povo; estaremos contigo na guerra". (2Cr 18.3)

A intenção de Josafá era boa, porém aprendemos que às vezes as nossas boas intenções nos levam para longe de Deus. O verdadeiro crente, firmado em Cristo, não pode se misturar com o mundo, pois não há comunhão entre a luz e as trevas. Todas as vezes que os filhos de Deus tentarem se igualar com quem não tem compromisso com o Senhor, serão levados ao fracasso espiritual. 

B) ACAZIAS
Passados os anos, Josafá fez um tratado com Acazias, também rei de Israel, para a construção de navios mercantes. Um profeta o avisou que Deus não havia se agradado e, por isso, destruiria a embarcação. A profecia se cumpriu e todos os navios naufragaram e não puderam sair para negociar (2 Cr 20.35-37). 
Não adianta fazermos planos sem apresentarmos a Deus, para que Ele decida e tome a frente da causa, de modo que todos os passos sejam permitidos e abençoados por Ele. 

2- DANDO OUVIDOS A FALSOS PROFETAS  E REJEITANDO A VOZ DE DEUS

É muito perigoso para o crente se aliar a pessoas que não tem compromisso com Deus. O diabo age em instâncias espirituais para confundir aqueles que são espirituais. Foi assim com Josafá, quando já estava engodado pela aproximação e poder de persuasão de Acabe, o qual o convenceu a lutar com ele contra Ramote-Gileade.
Josafá já havia dado a sua palavra para Acabe: 
"Sou como tu, e meu povo é como o teu povo; estaremos contigo na guerra"

A) O DESPERTAMENTO
Por um momento Josafá quis saber a vontade do SENHOR a respeito dessa decisão. (2 Cr18.4)
Deus sempre despertará, antes do erro, e colocará no coração daqueles que tem um propósito com Ele, uma fagulha de esperança para que retroceda e não caia nas ciladas.

B) ESTRATÉGIA ESPIRITUAL DE ACABE: 400 contra 1
Acabe, com todo o ardil que lhe era peculiar, convocou 400 profetas, os quais falaram apenas aquilo que estavam contratados para falar, que era agradável ao ouvido do rei. 
Os profetas disseram que eles deveriam ir à guerra, pois venceriam a batalha. Josafá fica receoso diante do consenso, pedindo uma última opinião de outro profeta.

Chamaram, então, o profeta Micaías para que desse a última palavra em nome do SENHOR, que disse que se fossem à guerra, perderiam e o rei morreria.

C) O LIVRAMENTO DE JOSAFÁ E A MORTE DE ACABE
Tanto o rei Acabe quanto Josafá não deram ouvido à voz do profeta de Deus e partiram para a guerra contra Ramote-Gileade.
A derrota foi decretada, por não atentarem ao que Deus disse por intermédio do profeta Micaías.
Acabe foi disfarçado para guerra e Josafá foi com as vestes reais. 
Quando o exército inimigo o viram, partiram para o ataque, mas Josafá clamou ao SENHOR DEUS e Ele o ouviu e livrou-o das mãos de seus inimigos. Então um soldado dispara seu arco ao acaso e atinge o peito de Acabe, que ainda luta por toda a tarde, mas ao por do sol, não resiste e morre.

Deus deu o livramento para Josafá, pois ele era um homem que tinha obedecido e feito a vontade do SENHOR. E também tinha um coração humilde para sempre se lembrar e reconhecer que o único e verdadeiro Deus é aquele que livrou o seu povo da escravidão do Egito. Apesar de naquele momento ter se precipitado e ter tomado a frente, se aliando com Acabe, que pouco caso fazia com o verdadeiro culto de seu povo ao Deus de Israel. 

O crente deve sempre estar firmado em Deus e jamais deve dar ouvidos a quem não tem compromisso com Ele. Aprendemos que quando fazemos a vontade do SENHOR, ele permanece conosco e nos honra. Mas quando nos afastamos de seus propósitos somos repreendidos, e pagamos pelas consequências de nossas decisões.
Devemos sempre estar atentos para o despertamento que Deus nos dá, para não corrermos o risco de pelejarmos sozinhos na batalha.

Que o Deus de Paz esteja sobre a vida de todos os irmãos e irmãs em Cristo. 
                                                                                     (Jonas Portal)

sábado, 12 de novembro de 2016

Milagre em Casa: DETALHES DA RESSURREIÇÃO DA FILHA DE JAIRO



"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E aquele que está vivo e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (João 11.25,26)

"Por que este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme" (Mc 5:39)

Há um milagre reservado para aqueles que confiam no médico dos médicos. O Senhor Jesus Cristo ainda levanta o doente e faz com que o fraco se torne forte, o caído se levanta, o perdido encontra o caminho, o que chora volta a sorrir, o que foi desenganado tem a saúde restabelecida, o desesperado se acalma, o morto volta à vida. ELE É O QUE ERA, O QUE É, E SEMPRE SERÁ!! Ele faz com que o impossível se torne possível.

1- À PROCURA DE UM MILAGRE
Um homem de grande prestígio na cidade, líder religioso, que supervisionava o culto na Sinagoga judaica, acostumado a prestar serviços comunitários dos mais diversos para aquela sociedade. Agora está com a sua única filha, de apenas 12 anos, à beira da morte. O desespero às vezes bate à porta de quem achamos que é muito forte. Foi assim com Jairo.
Aprendemos com isso que quando vamos em direção de Jesus, encontramos a resposta certa, o milagre acontece. A morte não tem poder para resistir à ordem do Mestre.
Certamente Jairo já havia levado a sua filha em vários médicos, mas nenhum trouxe a solução ou diagnosticou o problema. O que restou foi aguardar os últimos minutos de vida em casa.  
Mas a decisão acertada foi tomada: Jairo foi ao encontro do médico dos médicos.

2- A HUMILHAÇÃO DE JAIRO
Ao chegar perto de Jesus, Jairo logo se prostra aos pés dele e suplica que vá à sua casa, pois sabia que Ele poderia curar a sua filha. Ele sabia que Jesus era mais importante do que qualquer outra pessoa. Sabia que havia algo especial em Jesus. Por isso, não se importa com o que vão pensar. Ele apenas crê no poder de Jesus.

3- A BOA COMPANHIA DE JESUS
Quando Jesus aceita acompanhar Jairo, um milagre já está acontecendo. Jesus se comove com a fé demonstrada por aquele homem e decide ir com ele até a casa onde estava a adolescente doente. A companhia do mestre em todas as horas nos alivia a alma. Não há melhor amigo.

4- UMA INTERRUPÇÃO NA CAMINHADA
Quando Jesus está indo com Jairo, seus discípulos e uma multidão acompanhando, acontece algo extraordinário com uma mulher. Ela enfrenta todos os empurrões, chega até Jesus e toca em sua veste, crendo que receberá a cura. Essa mulher já sofria há 12 anos com uma hemorragia. Ela não grita, não se desespera, nem fala nada, mas apenas tem a determinação e certeza de que se chegasse até o mestre bastava um toque para ser curada.
Quando Jesus sente a fé, através da virtude que lhe saiu, faz a indagação de que alguém com algo diferente lhe havia tocado. Então a mulher se prostra e adora por haver recebido o milagre. Por longos 12 anos ela gastara todas as suas economias a fim de tratar-se da hemorragia, mas nada dera jeito, nenhum médico resolveu o problema. Era algo impossível para a medicina, mas Jesus demonstrou mais uma vez o seu poder curador, pois ele está além da medicina.

5- JAIRO VÊ E OUVE A CURA DA HEMORRAGIA: ELE TEM A SUA FÉ AUMENTADA.
O caso de Jairo era muito desesperador. A sua filha estava beirando a morte e acontece aquela “demora” enquanto estão indo para a sua casa. Mas ele vê que aquele que lhe acompanha é muito mais poderoso do que ele imaginava, pois agora viu algo surpreendente acontecer diante de seus olhos. Sua fé foi reforçada.

6- QUATRO COISAS QUE JESUS ENSINA PARA JAIRO

I- A FÉ FAZ A DIFERENÇA: “Não tenha medo; tão somente creia, e ela será curada”
Jesus ainda falava com a mulher que recebera a cura da hemorragia, quando chega alguém para dizer que não precisa mais incomodar o mestre, pois a menina já havia morrido. É provável que Jairo tenha ficado preocupado, mas olhando em volta vê ainda a mulher curada, como prova viva de que Jesus não é um impostor, mas é o Filho de Deus, que veio para salvar, pois a última palavra de Jesus para ela, quando a despede é: “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz”.
Jesus não se atemoriza com a notícia de morte, mas percebe a preocupação de Jairo, então diz para ele: “Não tenha medo; tão somente creia, e ela será curada”.
Jesus sabe que a menina está doente, mas não se ocupa em saber o grau da doença. Ele apenas quer curar.

II- HÁ ESPERANÇA PARA O QUE CRÊ:
Quando chegam à casa todos ouvem e veem pessoas chorando e se lamentando pela morte da menina. Mas Jesus testa a fé deles, dizendo que a menina não está morta, mas apenas dorme, ao que muitos ironizam as palavras do Mestre e zombam dele. APRENDEMOS QUE QUANDO JESUS FALA, DEVEMOS CONCORDAR, POIS A SUA PALAVRA É PALAVRA DE ESPERANÇA. Jairo já sabia disso, mas os que estavam na casa não. Uma nova vida renasceria ali naquela casa. Um milagre aconteceria.

III- O FILHO DE DEUS TEM AUTORIDADE
Há poder nas palavras de Jesus. Quando ele chega na casa de Jairo, demonstra AUTORIDADE:
1-NÃO CHOREIS.
2- MANDOU TODOS SAÍREM DA CASA.
3- DEIXOU NO QUARTO APENAS O PAI, A MÃE E SEUS AMIGOS PEDRO, TIAGO E JOÃO.
4- A TOMOU PELA MÃO E ORDENOU À MENINA: LEVANTE-SE!!

 IV- O IRREVERSÍVEL TORNA-SE REVERSÍVEL COM JESUS
No mesmo momento em que Jesus ordena, a morte vai embora, volta o espírito de vida, a alma torna ao corpo da menina.  
É de se imaginar o espanto daqueles familiares e amigos de Jairo quando veem a menina andando e conversando normalmente com todos. A morte da menina foi evidente aos seus olhos, mas para Jesus ela apenas dormia. Ele tem autoridade e poder sobre a morte e a vida, por isso essa ressurreição foi para mostrar que basta uma palavra sua (“Levante-se”) para que haja uma reviravolta nas regiões espirituais.
Aprendemos que com fé, milagres acontecem. Jesus não mudou. Ele ainda faz muito além daquilo que pedimos ou pensamos.

Jesus é a ressurreição.
Ele é a vida.
Quem crê nele, Vive!
Quem está vivo aqui e crê em Jesus, terá VIDA ETERNA!

                                                                                                                    
                                                                                                                           Copyright@(Jonas Portal)

sábado, 5 de novembro de 2016

Vencendo com Adoração

Em tempo de dificuldades, adore ao Senhor, o Deus que tem todo poder.
Não permita que o diabo use a sua boca para murmurar quando estiveres nas dores. Ore, se humilhe perante o Senhor. 

BONS EXEMPLOS PARA NÓS: ADORARAM EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS

- Quando Paulo e Silas estavam encarcerados, eles não se calaram, NÃO murmuraram, mas oraram e cantaram. Já se aproximando a meia noite, Deus usa o poder da natureza com um grande terremoto que rompe as portas das prisões. Deus traz respostas para aquele que se mantém firme diante dele.

- Davi estava com o seu filho muito doente, então se prostrou com o rosto no chão e passou a noite adorando a Deus e intercedendo pela criança. Não comeu nem bebeu, pois tinha esperança de que a criança fosse sarada. Ao final de sete dias recebe a notícia de que seu filho morrera. Ele se levanta do chão, faz a sua higiene pessoal, vai ao templo e adora ao Senhor. Quando voltou para casa se alimentou. Foi feita a vontade de Deus e Davi entendeu esse propósito.

Entendamos que a dificuldade nos aproxima de Deus. A aflição é a oportunidade para sermos conhecidos por Deus. Quem é adorador entende que nos momentos mais difíceis de sua vida a fé faz toda a diferença. 

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS - Entenda pelas Escrituras

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Rm 8.28 (NVI)


Não há o que duvidar desta afirmação do apóstolo Paulo. Absolutamente TODAS AS COISAS, sejam boas ou ruins, cooperam para um fim que nos beneficie de algum modo.  É o próprio Deus que age em todas elas para que não haja acaso nem coincidência em situações nas quais os santos se veem já sem saída. Se tivéssemos a fé abundante para crermos no milagre de Deus em nosso favor, viveríamos alegremente em todos os momentos, com a certeza de que a sombra no Onipotente nos traz tudo o que estamos necessitados.

Creiamos: Não há erro nas ações de Deus. Ele age sempre certa e perfeitamente. Mas muitas vezes nós não compreendemos o seu modo de agir. E, nas aflições, as dúvidas nos vêm por falta de fé, quando estamos distantes do plano divino.

O cristão é afligido. O nosso Senhor Jesus nos diz: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo. 16.33). Temos, porém, a esperança de que podemos também vencer o mundo.

Tudo que nos advém é para que sejamos melhorados e aperfeiçoados por Deus. Em nada devemos nos desanimar, pois Deus quer que conheçamos a Ele e sejamos conhecidos dele através das lutas, como fez Jó: “Eu conhecia o Senhor só de ouvir falar, mas hoje os meus olhos te veem” (Jó 42.5)

TODAS AS COISAS:
  •   Situações complexas:

Em que se resume a sua vida no dia de hoje?
-Em grande alegria: por estar com saúde, com familiares, com muito dinheiro, com um emprego novo, por ter conseguido uma casa, por ter nascido o filho ou a filha, por ter sido aprovado numa seleção, por ter conquistado grandes amigos, por ter obtido fama nacional e ou internacional, por ter comprado o carro novo. Mas, acima de tudo, está com o coração fervilhando de gozo na alma por saber que está plenamente salvo em Cristo Jesus.

-Em grande aflição: com a sua saúde debilitada, com familiares doentes em casa ou no hospital, com cirurgias urgentes remarcadas, com processos na justiça que se arrastam há meses ou anos, com dívidas atrasadas, desempregado, fracassado na escola ou na universidade, rejeitado pela família ou pelos amigos, está sendo processado, caluniado, o cansaço físico e mental não lhe deixaram forças.

Lembre-se que DEUS diz que age em TODAS AS COISAS para o bem daqueles o amam. O que parece irreversível é apenas uma linha que Deus ajusta as pontas e a estica até o limite de sua resistência, mas não arrebenta. Ele as entrelaça, com duas ou mais voltas, o que as torna mais fortes.

O ditado popular é que toda regra tem exceção. Eis aqui, no entanto, para aqueles que são verdadeiramente amantes do Deus vivo que tem todo poder, uma condição que é 100% perfeita, não havendo qualquer exceção. O apóstolo Paulo enfatiza, cheio do Espírito Santo, que as coisas boas ou ruins são incrementos para o sucesso daqueles que estão firmados na rocha.
  •    COMO VER A DEUS EM MEIO ÀS LUTAS?

-COM HUMILHAÇÃO:
“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte. Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. 1 Pe (5.6,7)

A humilhação demonstra dependência de Deus, o qual vê a humildade daquele que o busca. O coração do homem o leva, muitas vezes a sentir-se autossuficiente, esquecendo-se do grande favor concedido por Deus para toda a humanidade. Mas quando há renúncia o Senhor se compadece e age.

-COM ARREPENDIMENTO:
A arrogância humana jamais atingirá comoverá o coração de Deus. O pecado afasta o homem de Deus. Ele é santo e exige santidade daqueles que o buscam. É necessário se arrepender de velhas práticas que desagradam a Deus para sentir o seu favor. O apóstolo Tiago nos diz “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós” (Tiago 4.7,8)

- FRUTIFICANDO EM MEIO ÀS AFLIÇÕES
Quanto mais frutos a árvore dá, mais inclinados para o chão ficam os seus galhos. Assim se assemelha a vida do cristão. Quanto mais lutas o cristão enfrenta, mais frutos ele pode produzir e, apesar da aparente falta de socorro, ele se achega a Deus e experimenta o sobrenatural de Jeová Jiré, o Deus provedor.

- NA DEPENDÊNCIA
“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-Poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio....Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontra refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor”.(Salmo 91)

Quem fica na dependência de Deus Pai tem amparo para a alma. Jamais fica sozinho na batalha. O Senhor dos Exércitos combate em seu lugar. Quando Josafá, rei de Judá, filho de Asa, fiel ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, se viu cercado por um numeroso e forte exército dos moabitas e amonitas, a princípio temeu o poderio bélico de seus inimigos, mas logo se lembrou de humilhar-se perante seu Deus, então conclamou todo o povo de Judá, crianças, jovens e velhos, para jejuarem e consagrarem ao Senhor, que levantou o profeta Jaaziel para levar a resposta às orações. Quando o crente ora, Deus fala e cumpre. Foi o que aconteceu. O Senhor falou: “NÃO TEMAIS, NEM VOS ASSUSTEIS POR CAUSA DESTA GRANDE MULTIDÃO; POIS A PELEJA NÃO É VOSSA, MAS DE DEUS” (2 Cr 20.15). Quando nos colocamos na dependência de Deus, nos voltamos para Ele, a peleja não é mais nossa, mas dele. Ele confunde os inimigos e a vitória é do povo do seu povo.

- APRENDENDO COM CRISTO
“Olhando fixamente para o Autor e Consumador da fé: Jesus, o qual, por causa do júbilo que lhe fora proposto, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus”. (Hb 12.2)

Nosso mestre é o Senhor Jesus Cristo. É nele que devemos nos espelhar. Ele suportou as dores da cruz, tudo por amor.
“Tenho vos dito isto, para que em mim tenhais paz: no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33)
Jesus, como homem, suportou tentações, aflições, dores e em tudo permaneceu fiel. Isso nos dá uma lição de que podemos também vencer. O Espírito Santo nos ajuda a permanecermos fiéis ao nosso Pai Celestial.

- COM FÉ:
“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará” (Salmo 23)

A nossa fé deve ser inabalável no bom Pastor. Ele sara as feridas causadas pelas circunstâncias da vida, pelo pecado, pela nossa arrogância. A fé que temos, revela quem somos diante de Deus. A Palavra de Deus diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Os heróis da fé, no capítulo 11 de Hebreus, nos dão grandes lições de como Deus se aproxima do homem quando este se volta com o coração firme de que tudo é possível ao que crê.

Não nos esqueçamos de que todas as coisas contribuem para o BEM. Bens momentâneos e bens eternos. Não há exceções, mas apenas condições: É PRECISO AMAR A DEUS, ACIMA DE TODAS AS COISAS. E essas mesmas coisas trabalharão em conjunto para o seu sucesso, debaixo do propósito do SENHOR.
 Deus vos abençoe!                                                                                                                                                    @Copyright (Jonas Portal)