domingo, 5 de março de 2017

Agar e Ismael - Família que Deus ouve no deserto - MENSAGEM CULTO DA FAMÍLIA (Março2017 AD-Mãe do Rio-PA)

GÊNESIS 21.14-21
14 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.
15 E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.
16 E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
17 E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
18 Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.
19 E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.
20 E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.
21 E habitou no deserto de Parã; e sua mãe tomou-lhe mulher da terra do Egito.

"AGAR E ISMAEL - FAMÍLIA QUE DEUS OUVE NO DESERTO"

Como está a tua família? Você ainda confia no tempo de Deus para ela? 
Você, pai, mãe, filho ou filha, marido ou esposa, podem ser o instrumento da promessa de Deus para a tua família.
O teu choro pode ser ouvido; e quando Deus ouvir o teu gemido diante do medo e do desespero, por terem se esgotado os teus suprimentos e a tua força, os teus olhos serão abertos e verás a fonte da vida diante de ti.

Contexto:
Deus havia feito uma promessa de dar um filho a Abrão e Sarai (Gn 15)
O nome Abrão significa "Pai exaltado". A sua descendência seria incontável.
Entretanto, Sarai se precipita e não espera pela promessa, pois já eram de idade avançada. Então, acordam entre si de permitir que a sua serva Agar desse um filho a Abrão. E assim ocorreu, nascendo Ismael, que significa "Deus ouve". (Gn 16).

14 anos se passaram e chegou o tempo de Deus cumprir a promessa na vida de Abraão (agora com 100 anos), cujo nome havia sido mudado por Deus, o qual significa "pai de uma grande nação". Sara teve um filho e recebeu o nome Isaque, que significa "riso".
Os desentendimentos com os filhos na casa de Abraão foram notados por Sara, que exigiu de Abraão expulsar Agar e seu filho, quando este tinha cerca de 17 anos. 
Foi muito doloroso para Abraão, mas Deus mesmo lhe disse que obedecesse ao desejo de Sara. Deus garantiu que faria de Ismael também uma grande nação.

"Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada": Abraão não demorou a cumprir a vontade de Sara e a ordem de Deus.

"tomou pão e um odre de água e os deu a Agar": Eram poucos e escassos os suprimentos de Agar e Ismael

"pondo-os sobre o seu ombro": ela carregava o necessário para apenas alguns dias no deserto. Abraão sabia disso, mas tinha certeza que Deus cumpriria a promessa de não os deixar morrer. Quando Deus promete, não tem o que duvidar.

"deu o menino e despediu-a": Ismael era um rapaz de 17 anos, pois quando nasceu Isaque ele tinha 14 anos e, segundo a tradição, as crianças eram desmamadas até os 3 anos. No texto, Agar foi expulsa com seu filho depois desses três anos. 

"andando errante no deserto de Berseba.": Berseba significa "poço do juramento". Deus havia feito promessas de abençoar aquela família. Mas eles não sabiam para aonde ir. Andaram até acabar o seu suprimento e se cansarem.

"lançou o menino debaixo de uma das árvores":  Agar ficou a 150m do rapaz e ambos choraram, esperando a hora da morte. Não havia mais jeito, mas Deus ouviu a voz do rapaz.
Para eles não havia mais esperanças. Os seus olhos não enxergavam nada além do desespero.
Ambos estavam desidratados pela alta temperatura do deserto. O sol causticante fez com que eles rapidamente se debilitassem. A Biologia diz que o ser humano perde diariamente cerca de 2 a 2,5 litros de água, resistindo, em condições de clima normal, a até 5 dias sem água. Mas, os sentidos ficam comprometidos. Agar e Ismael já estavam passando por isso. Ela não via mais nada.
Quantas famílias estão passando pelo deserto, caminhando errantes, sem uma direção a se seguir. Não têm mais uma esperança, um oásis. 

No Deserto, Deus ouviu a voz daquela família. Eles foram socorridos por Deus.

NO DESERTO (EM BERSEBA):

1- TEM FAMÍLIAS ANDANDO ERRANTES ( Gn 21.14)
2- OS RECURSOS E SUPRIMENTOS SÃO ESCASSOS (Gn 21.14,15)
3- TEM CHORO E DESESPERO, MAS TEM ORAÇÃO (Gn 21.16,17)
4- DEUS ENVIA RESPOSTAS (Gn 21.17)
5- DEUS FAZ VER O QUE NÃO VÍAMOS (Gn 21.19)
6- DEUS PROMETE E CUMPRE (Gn 21.18,21)
7- DEUS HIDRATA O DESIDRATADO (Gn 21.19)
8- DEUS NÃO NOS ABANDONA  - ELE ESTÁ CONOSCO (JEOVÁ SHAMAH) - (Gn 21.20)
9- DEUS DÁ CRESCIMENTO - (Gn 21.20)
10- DEUS OUVE A FAMÍLIA, A ESTABELECE E FAZ PROSPERAR (Gn 21.20,21)


NÃO DESISTA DA SUA FAMÍLIA! 
O DEUS QUE OUVE NO DESERTO, TE FARÁ ENXERGAR A SAÍDA E O OÁSIS DE QUE PRECISAS PARA SE ESTABELECER!!

(Jonas Portal)

Mensagem para o Culto da Família. 
Assembleia de Deus em Mãe do Rio-PA, Congregação Nova Canaã.

quarta-feira, 1 de março de 2017

HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MÃE DO RIO-PA.


Em 16 de novembro de 2021, a igreja Evangélica Assembleia de Deus, na cidade de Mãe do Rio/Pa, comemora 59 anos de fundação. 

A história da AD em Mãe do Rio, remonta à década de 1960.

O pastor Guilherme dos Passos Ferreira 
se deslocava de um campo de evangelização localizado na Comunidade Éfeso (km 21 da BR 010), para fazer um trabalho missionário pelos caminhos abertos na mata, chegando até a recém comunidade do km 48, onde  os cultos eram realizados nas ruas pelo pastor Adelino Conceição, que foi o primeiro pastor local, auxiliado, dentre outros, pelo presbítero Felizardo.
O ano de 1962 é considerado oficialmente o início da Assembleia de Deus em Mãe do Rio.




Vários cultos eram realizados nas ruas da então comunidade do km 48.


No ano de 1963 foi construída a primeira casa de oração da Assembleia de Deus no km 50 da BR-010, para acolher os novos membros que estavam aceitando a Jesus como salvador.

O pastor Pedro Neves, que pastoreou até 1969, desmembrou o campo de Mãe do Rio que estava vinculado ao campo da Comunidade Éfeso, no Km 21. 

Em julho de 1969 chega à comunidade o Pastor Manoel Nilo da Silva, juntamente com a sua família. Este foi um dos pioneiros da obra do Senhor Jesus na cidade, onde pastoreou por 20 anos, tendo grandes conquistas para o reino de Deus.

Família do Pastor Manoel Nilo
Pr Manoel Nilo e sua esposa
O ano de 1969 foi um marco na história da Assembleia de Deus em Mãe do Rio, pois se iniciou a construção do seu primeiro Templo, localizado na Avenida Bernardo Sayão – Km 49.

A empreitada foi apoiada por outros obreiros que chegaram para também contribuir, dentre os quais se destaca o Presbítero José Bastos, ancião de notável respeito e idoneidade na Igreja; à época da pesquisa para esta publicação, testemunha viva dos acontecimentos aqui descritos. Partiu para o descanso com o Senhor neste ano de 2021, aos 100 de idade.
Pb José Bastos

Após a morte do pastor Manoel Nilo em 1988, seguiram os pastores:

- Nemias de Figueiredo, de maio de 1988 a agosto de 1992.
- Luciclécio Pereira de Melo, 11 de agosto de 1992 a 4 de junho de 1996
- Ezequias Santa Brígida, 3 de junho de 1996 a 15 de dezembro de 1996



Nesse período se deu a construção da segunda geração do Templo da AD:


- Enoch Pinheiro , 18 de dezembro de 1996 a 7 de fevereiro de 2004.
-Nicodemos, 7 de fevereiro de 2004 a 10 de setembro de 2006.

- Joel Barros Ferreira, 10 de setembro de 2006 até dezembro/2021
Pr Joel Barros Ferreira
Na presidência do Pastor Joel Barros, a igreja tem florescido e experimentado de um novo tempo na Palavra e em sua arquitetura. Na vice-presidência do campo desde 08 de dezembro de 1999, o Pastor Gaspar Alves Júnior auxilia na obra e também mantém firme os fundamentos doutrinários da igreja. 
Pastor Joel completou 36 anos de consagração ao ministério pastoral no dia 27 de novembro de 2021. Nesse dia, esteve presente, juntamente com sua família, na Congregação Nova Sião, onde foi homenageado pelos membros presentes. 

CONSAGRAÇÃO DE NOVOS PASTORES
O ano de 2016 foi marcado pela consagração de novos pastores - Madiano Ferreira e Keldmar Lopes -  naturais da cidade de Mãe do Rio, que também auxiliam o trabalho do Senhor, filiados à COMIEADEPA.
Novos Pastores: Keldmar e Madiano

ADMINISTRAÇÃO
Hoje, além do Templo Central, a igreja conta com 18 Congregações, somente na zona urbana, com um número considerável de fiéis assembleianos, procurando manter o perfil doutrinário de berço, e os usos e costumes.
Templo Atual da AD
A AD, com o apoio dos seus membros, tem investido em educação cristã e secular, e  inaugurou no ano de 2017 a Nova Escola Shalom, construída ao longo de 4 anos, da qual atua como entidade mantenedora.
Nova Escola Shalom 

Depois de mais de meio século de história da Assembleia de Deus em Mãe do Rio, com muitas lutas e dificuldades enfrentadas, a Igreja se solidificou e cresceu.  

Orquestra Renascer (Maestro Gustavo)
  Os cultos de ensinamento da Palavra de Deus, às segunda-feira, reúnem um grande número de irmãos congregados e amigos para ouvirem e sentirem a presença de Deus.

Culto de segunda-feira

O Ginásio Shalom construído pela Igreja, congrega um grande número de irmãos em seus eventos.



Novas conversões , por ação do Espírito Santo, tem acontecido semanalmente nos cultos de rua e nos diversos bairros em que estão as Congregações e o Templo Central.

PROJETO MISSÃO IGUATU

O crescimento e expansionismo da AD em Mãe do Rio inclui a manutenção do Projeto Missionário em Iguatu-CE, sob os trabalhos do casal de Pastores missionários Madiano Ferreira e Keyla Rodrigues, juntamente com seus filhos. 



  A obra foi abençoada e Deus continua fazendo prosperar o seu povo.
Glórias e honras ao nosso Senhor Jesus Cristo! Até aqui nos ajudou o SENHOR.
Instalações do Grande Santuário da AD.



 FONTES DE CONSULTAS:
Presbítero José Bastos (ancião e pioneiro da obra do Senhor na cidade) 
Isaac Lopes (Filho do Pastor Manoel Nilo)

PESQUISA
Prof Jonas Portal, Professor do Ensino Fundamental e Médio,  Matemático, Especialização em Matemática, servo de Jesus Cristo.